Maria Magdalena (2018-2019) - Série


By Cathy Scarlet




FICHA TÉCNICA:

Série: Maria Magdalena
Criadores: Lina Uribe, Darío Vanegas, Jaqueline Vargas
Diretores: Felipe Cano, Rodrigo Lalinde
Ano: 2018 a 2019
Duração: 60 episódios
País: México
Gênero: Biográfico, Religioso
Nota: 10


Esta série não se baseia apenas na trajetória de Maria Magdalena, cuja história é sempre rodeada de mistério, contudo demonstra como sua figura acaba por cruzar o caminho de outros nomes importantes do Segundo Testamento da Bíblia. Uma das mulheres mais presentes na saga de Jesus como propagador da Palavra e do amor e da misericórdia divinos, ela nos é delineada nesta série de sessenta episódios, muito bem amarrados nas passagens da Bíblia e nela encontrando ramificações lógicas para inserir personagens verossímeis dentro da trama, para nos contar sobre a personagem que lhe dá nome e nos mostrar uma dimensão grandiosa da missão daquele que era conhecido como  o Messias e que encheu os corações dos apóstolos e seguidores de esperança e da mensagem de amor fraterno.

A história começa com o casamento de Maria Magdalena com Ur, homem de comportamento machista e abusivo. Por não poder gerar filhos, o marido acaba por pegar uma concubina, que tampouco lhe gera o filho varão tão desejado. Insatisfeito, sua atitude com as mulheres da casa é ainda mais violenta e opressiva. A protagonista, então, se vê num dilema e, com a ajuda da influência do pai, deseja divorciar-se para se ver livre daquela vida. Porém, o pai é morto por Ur, levando-a a fugir ao ver-se cativa de um homem cuja ambição por seus bens era gigantesca (ela era de uma família possuidora de terras, não se tratava de una mulher pobre e sem condições). 

Na fuga, dá de cara com Caio Valério, general romano que, curioso pela figura misteriosa e desconhecida, leva-a consigo como sua escrava. Durante a convivência, começa a percebê-la uma mulher estudada e inteligente, além de dedicada e uma paixão nasce entre ambos e ele promete torná-la sua esposa. Porém, sem o conhecimento dela, o general já estava comprometido com a sobrinha do imperador romano Tibério, Cláudia

Outra a não saber do compromisso é Herodíade, esposa de Herodes (que nutre uma paixão incestuosa pela sobrinha, filha de seu irmão, cuja mulher tomou para si), mãe de Salomé e que deseja o casamento da filha com o general. Equivocadamente, pensa ser Maria Magdalena o empecilho para a realização de seus planos e se une ao marido desta para eliminá-la de seu caminho. E, no dia do aniversário do rei Herodes, acaba por planejar um estratagema triplo: manda a filha pedir a cabeça do profeta João Batista, primo de Jesus, numa bandeja de prata com a promessa de libertar Jair, serviçal e amante da filha; captura Maria Magdalena, que está completamente desprotegida pela partida de Caio Valério e, por Tribuno Emílio, subordinado do general, encontrar-se numa perseguição interna a Lázaro, primo da protagonista, e a dois serviçais que o estavam auxiliando. 

De volta aos braços cruéis de Ur, Maria Magdalena é levada a um prostíbulo e forçada (até mesmo drogada) a se prostituir, a mando de Herodíade, aliada de seu marido. Provando a injustiça de teer sido colocada naquele lugar contra sua vontade, já que não tinha feito coisa alguma, consegue fugir, ajudada pela esposa do cafetão e, no seu caminho, surge Jesus, que lhe oferece ajuda. Desconfiada e já sem esperanças, Maria Magdalena recusa, porém ao vê-lo realizar um milagre, acaba acreditando nele e Jesus a exorciza, libertando-a do mal que a dominava.

Grata, Maria Magdalena fica ao seu lado, mesmo desagradando a outras mulheres e a Pedro, apóstolo de Jesus, pelo seu passado. E, justamente por conta da posição justa e visando se libertar de tradições retrógradas da sociedade da época, Jesus dá espaço a ela, incentivando-a a ensinar o que sabia aos apóstolos e a outras pessoas, impressionado por vê-la como uma mulher conhecedora das Escrituras. 

E, enquanto a história de Jesus é contada conjuntamente com a dela, a figura de Maria Magdalena toma forma diante de nós, não sendo apenas uma seguidora, mas uma mulher de determinação, lealdade e sentimentos nobres. Embora tenha se apaixonado por Jesus, se torna sua discípula por um sentimento maior e mais sublime, sendo leal e seguindo-o até seu derradeiro fim no Calvário, ao lado de Maria, sua mãe, de Joana, esposa de Lázaro, e de Marta, irmã deste, antes comprometida com Barrabás, porém acaba descobrindo que ele se casou com outra por dinheiro.

Destaco os intensos episódios da Paixão de Jesus, cuja carga emocional é profunda e de inegável poder de transmitir o quanto aquele ato de sacrifício serve para demonstrar um imenso amor, mesmo com o abandono de seus apóstolos, da ingratidão das pessoas a quem curou ou salvou, da tristeza pela rejeição e pela zombaria cruel dos romanos e de seu próprio povo, Jesus se mostra fiel aos planos de Deus e Nele confia até o fim. E, mesmo após sua morte, ressuscita no terceiro dia, também permanecendo fiel a promessa feita aos seus discípulos que, mesmo não crendo como Maria Magdalena, acabam percebendo a concretização de todos os planos do Mestre. 

Quanto a Maria Magdalena, a vemos se tornar uma propagadora da Palavra e dos ensinamentos de Jesus, aceita pelos apóstolos como uma igual, tão merecedora quanto eles de sair e evangelizar em nome de quem salvou a todos e lhes ensinou a amar, ter misericórdia e a propagar a verdade acima de tudo. 

Esta adaptação é rica em detalhes e nos presenteia com uma versão emocionante daquela que pouco aparece, de quem pouco sabemos ou conhecemos. Maria Magdalena ganha vida diante de nossos olhos como uma mulher a frente de seu tempo, não submissa à condição marginal dada às mulheres e não aceitando ser um objeto de homens machistas e cruéis, partindo para uma missão maior do que ela poderia imaginar, da qual as pessoas não a consideravam digna até perceberem a grandeza contida naquela antes chamada de prostituta por uma impiedosa injustiça engendrada pela vingança de uma rainha leviana e de um marido cujo ego fora ferido por sua rejeição e força de espírito de uma esposa a quem não podia dominar nem destruir. A protagonista se torna exemplo decisivo e inegável de que paradigmas podem ser rompidos, principalmente se mantêm as pessoas imersas em pensamentos e ações que as fazem ser preconceituosas e machistas, justificando crueldades e ideias descabidas. Maria Magdalena é exemplo de que um ser humano pode e deve ser dono de seu próprio destino e de si mesmo.







XOXO



Comentários

  1. Parabens por uma serie tao excelente em todos os aspectos,atores,figurinos,lugares,tudo!Eu nao tinha vontade alguma de levantar-me do lugar,so queria assistir à serie.Ameiii

    ResponderExcluir
  2. Fiquei encantada com essa serie. Teminei de assistir ontem... Fiquei triste com a morte do general Caio Valério... Pois torcia muito para um final feliz entre ele e Maria Madalena. Mas, achei maravilhosa a série, riqueza de detalhes... Excelentes atores. Virei fã.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como ele morre.ele chega encontrar Madalena novamnete?

      Excluir
  3. Estou assistindo , maravilhosa concordo com o irmão, rica em detalhes

    ResponderExcluir
  4. Excelente esta série, ainda estou assistindo , torcia por ela e Caio Valério, mas sabia q não ficariam juntos, pq ela não iria aceitar a traição dele tbm. Perfeita a ação de todos os atores e produção , cenas e reprodução dos lugares, maravilhosas. 👏👏👏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo.Ótima série.Excente atuação!Cenas bem reais.bom dia!

      Excluir
  5. Estou amando muito bom mesmo uma história linda de amor de fé esperança

    ResponderExcluir
  6. Série maravilhosa, estou terminando de ver e a cada capítulo me envolvo mais. Uma linda história de resistência,e fé e amor.

    ResponderExcluir
  7. Eatou assistindo é muito boa Só é triste como os romanos matam sem dó e piedade

    ResponderExcluir
  8. Qual episódio que Caio Valério morre?
    Achei que ele ia ficar com a Magdalena

    ResponderExcluir
  9. Eu amei a série. Deixei tudo de lado pra assistir. A única coisa que me deixou triste foi que achei que a série retratava a realidade. Mas, soube que na própria Bíblia, não há muitos detalhes sobre Maria Madalena. A vida dela foi um mistério (inclusive que talvez nem tenha sido prostituta...). E também que o Caio Valério, foi político 100 anos antes de Cristo. Então, a série deu uma floreada em tudo. Pena!!

    ResponderExcluir
  10. Estou assistindo e amando, muito bom mesmo.

    ResponderExcluir
  11. Estou assistindo, uma bela e viciante série.
    Sinto pela morte da Salomé, a minha torcida era q o general fugisse encontrasse a Madalena pedisse perdao e os dois tivessem um final feliz. Como ele teria q sumir dos olhos do imperador, nada mais justo q ele se convertesse e vivesse conforme os costumes dela(Madalena) .
    O autor poderia ter feito essa adaptação, ja q outras foram feitas.
    Triste saber q o general morrerá.

    ResponderExcluir
  12. Excelente série, coloca Jesus muito próximo de nós. Aprendi muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VERDADE. COLOCA JEUS MUITO PRÓXIMO. AMEI A SÉRIE, CHOREI MUIIIIIITO ASISITINDO, PRINCIPALMETE OS DOI
      S ÚLTIMOS EPISÓDIOS.

      Excluir
  13. eu chorei muito, e final bem triste seria bom que ele se tornasse um seguidor de cristo e vivesse feliz com madalena, que na verdade nao sabemoos o final, acho meio ficção e muita coisa ae não aconteceu

    ResponderExcluir
  14. Parabéns por nós proporcionar uma História tão rica em detalhes ...Maria Magdalena nos ensina a sermos perseverantes uma mulher a frente do seu tempo,tão atual, já chorei já sorri,quantas emoções ❤️👏👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  15. Terminei de assistir ontem,uma ótima série só fiquei triste com o final do Caio Valério😥

    ResponderExcluir
  16. Amando e já recomendando para vários amigos assistirem...

    ResponderExcluir
  17. Mentira caio m9rre🤨não era PR falar ,perdeu a graça, esse pessoal e m.aior estraga prazer,essa serie e ara ganhar almas,e para ser assistido até o final pessoal,nossa a seria e um espetáculo amoooooooo

    ResponderExcluir
  18. Série maravilhosa amei, pois retrata o amor de Jesus por nós

    ResponderExcluir
  19. O romance dela com o general.. foi ótimo!

    ResponderExcluir
  20. Uma boa história para assistir!
    Mas que pena é uma pura mentira, que não dão valor as histórias bíblicas, como de pessoas que pouco fizeram para a humildade!

    ResponderExcluir
  21. Adorei também baita série rica em detalhes

    ResponderExcluir
  22. Também amei o seriado, também fiquei triste com a morte do Caio Valério. Já que a história de Maria Madalena tem muito mistério, o importante é que ela tornou-se seguidora do Cristo. O ator
    Manolo C. tem o olhar tão singelo e meigo como Jesus. O local das filmagens nos lembrou os tempos de Jesus.

    ResponderExcluir
  23. Uma ficção excelente, bem feita que nos deixa o tempo todo ligados.Parabens a atuação dos atores, parabéns a todos !
    Hildeana Melo .Bh Mg Brasil

    ResponderExcluir
  24. Eu estou assistindo, e confesso que no episódio descrito, da morte de João Batista e da prisão de Madalena, eu chorei. Realmente a carga emocional é muito forte, a série é muito real e nada romantizada. Faz a gente sentir a opressão pela qual passou o povo Hebreu. Depois disso tive um pouco de ansiedade, e vou me recompor antes de continuar assistindo. Mas a série é muito bonita. Muito bem feita, e quando ocorrem as passagens de Jesus algumas das mais conhecidas por nós, é muito emocionante

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas