A Cidade dos Fantasmas - Victoria Schwab (2021)

 By Cathy Scarlet



Livro: A cidade dos Fantasmas (City of Ghosts)
Autora: Victoria Schwab
Ano de Lançamento: 2018
Gênero: Fantasia paranormal
País: Estados Unidos
Editora: Galera Record

Nota: 9

Amizades são sempre bem-vindas, mesmo quando cada um apresenta perspectiva distintas da vida. Contudo, e se seu melhor amigo fosse um fantasma?

E é exatamente isso que encontramos na narrativa do primeiro livro da série de fantasia paranormal "A Cidade dos Fantasmas", de Victoria Schwab. Nascida na Califórnia, Schwab passou boa parte da vida em Nashville, no Tennessee. Ainda recém-formada, vendeu o direito de uma de suas obras ("The Near Witch") para a Disney. Dentre seus escritos podemos mencionar as séries "A Guardiã da História" e os "Tons de Magia", dentre tantos outros.

Victoria Schwab na Phoenix Comic Fest, 2018.

Tendo falado um pouco sobre a criadora, vamos falar de sua criação específica, foco desta resenha. O primeiro livro da série aborda os primeiros passos de Cassidy (Cass) para compreender sua conexão com o mundo dos mortos. Após sofrer um acidente e quase perder a vida, ela acaba construindo uma forte amizade com Jacob, um fantasma cuja vida é um mistério para nós. Tendo salvado-a da morte, desenvolvem um laço inquebrável, colocado em jogo pelo surgimento de Lara Jayne Chowdhury, uma caçadora de fantasmas, que acabam conhecendo na Escócia, primeira parada dos pais de Cass para gravarem um programa sobre o sobrenatural. Lá, a protagonista se depara com um cenário desafiador e assustador para seus dons, que se veem testados pela atmosfera local. E as coisas só pioram com o encontro inesperado com a Rapina Rubra, cujas intenções não são nem um pouco louváveis. 

Narrado em primeira pessoa no tempo presente, o enredo procura nos dar a impressão de estarmos vivenciando os fatos em primeira mão ao lado da protagonista. Há uma fluidez textual cativante, dado que torna a leitura mais leve e rápida (foi a primeira vez, em muito tempo, que leio algo em poucos dias e com nenhuma pausa para reler algo que tenha ficado nebuloso. Ou seja, não há trechos com informações desconexas ou complexas de análise). É o tipo de leitura para o público jovem e não deixa a desejar em construções bem elaboradas com pitadas de suspense, aventura e ação. Único ponto a frisar é o começo pouco movimentado, sem maiores esclarecimentos ou eliminaçoes pertinentes para dar uma guinada mais rápida no desenvolvimento, porém nada que ofusque o trabalho com as palavras e com personagens principais que se conectam de maneira clara e não superficial.










XOXO











REFERÊNCIAS

https://pt.wikipedia.org/wiki/V._E._Schwab











Comentários

  1. Só pela nota 9 temos um ótimo motivo para mergulhar nas páginas desse livro, obg por compartilhar suas impressões. Colocando na lista de leituras futuras 📚

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas